Blog >

O que é pós-venda e como você deve fazer?

o que é pós-venda

Muitos começam seu próprio negócio ou prestam serviços, porém não sabem o que é pós-venda. Afinal, você tem noção do que é esse conceito? Nesse conteúdo, vamos apresentar um pouco sobre o que é pós-venda e como fazer a pós-venda de forma eficiente.

Infelizmente, é comum que as pessoas imaginem que a venda é a parte mais importante do negócio. De fato, a venda oferece lucros e resultados. No entanto, a venda não garante que você terá um cliente ativo. Ou seja: mesmo que o cliente compre seu serviço em um mês, isso não significa que ele continuará sendo seu cliente ativo no outro mês.

Para pessoas que trabalham com seu próprio negócio ou prestando serviço, isso é preocupante. A razão por trás disso seria que, sem uma agenda de clientes fixos e ativos, não há como calcular seus ganhos mensais.

Portanto, é importante saber o que é esse conceito. Continue lendo e descubra o que é pós-venda e como realizar ela!

O que é pós-venda?

Fidelizar seus clientes é um ato extremamente importante, pois garante que eles irão retornar e se tornar clientes fixos. Portanto, é bom entender que o conceito da pós-venda não é complicado. De forma simples, a pós-venda é o processo que ocorre após a compra para reter os clientes.

Mesmo que o cliente tenha feito uma compra, a jornada do consumidor continua após ela. Marcas e negócios que desejam manter clientes e fidelizar eles precisam acompanhar todo o processo da experiência do cliente com seu produto ou serviço. Após a compra, o cliente vai receber, usar e até descartar daquilo comprado.

Muitos pensam que a pós-venda é apenas sobre os problemas do serviço. Ou seja, as reclamações que seu cliente pode trazer até você. No entanto, o ideal é saber sobre o conforto e a satisfação de seu cliente. Além de mostrar confiança, também é possível obter dados sobre a qualidade de seus serviços fazendo isso.

o que é pós-venda
O que é pós-venda? / Créditos: GettyImages

O que é pós-venda estratégica: Saiba 3 maneiras de fazer

Agora que você sabe o que é uma pós-venda, é preciso entender qual estratégia aplicar para fazer a pós-venda. Sendo assim, confira abaixo algumas formas de aplicar isso em seus serviços.

Follow Up

Mande mensagens para seus clientes, porém nunca seja intrusivo. Nunca force sua amizade com o cliente e muito menos force um feedback. O ideal é perguntar o que a pessoa está achando do serviço ou produto de forma passiva.

Pré-venda de qualidade

Pode parecer estranho, porém a qualidade da pré-venda será algo que afeta sua pós-venda. Por isso, utilize ferramentas como o app da Fazer Orçamento para oferecer organização, recibos e orçamentos de qualidade para seu cliente.

Relacionamento com o cliente

Por fim, devemos notar que enviar e-mails, mensagens e mais para agradecer a compra, questionar sobre a satisfação do seu cliente ou simplesmente uma mensagem carinhosa pode ter um efeito até mais impactante que um brinde. Agora que você sabe o que é pós-venda, aplique ela e veja a quantidade de clientes ativos crescer rapidamente e facilmente.

Você pode gostar destes artigos