Blog >

Como fazer do Google um parceiro para atrair mais clientes

logo do Google Meu Negócio para indicar atração de clientes

Quando você precisa de um serviço ou produto, onde você busca? Pesquisa no Google, certo? Pois bem, o poderoso buscador é um importante aliado para ampliar as vendas e oportunidades de negócios. Inclusive, os seus! Veja como usar o Google para ter mais clientes e aumentar seus lucros. 

Você sabia que 68% do que uma pessoa experimenta online começa pelos mecanismos de busca, como o Google? Mais ainda, quase 93% de tudo o que as pessoas navegam pelo mundo vem do buscador, inclusive Google Maps e Imagens.

Por isso, é tão importante que a sua empresa esteja disponível online, com o objetivo permitir que ela seja encontrada por clientes em busca dos seus serviços. E saiba que existem diferentes formas de usar o Google para ter mais clientes. 

Como usar o Google para atrair mais clientes para seu negócio 

O Google oferece, por si só, ferramentas específicas para empresas, como anúncios e o Google Meu Negócio. Porém, também é importante usar estratégias de conteúdo para a sua marca aparecer entre os primeiros colocados na busca. 

Google Meu Negócio 

Você pode, literalmente, colocar a sua empresa no mapa, mais precisamente, no Google Maps. A partir daí, vincular ao Google Meu Negócio. Vamos ver como funciona na prática?

Sempre que uma pessoa pesquisa, por exemplo, “salão de beleza” no Google, o buscador vai mostrar um mapa com os salões mais próximos. Daí, é só clicar para visualizar, além do nome, telefone e endereço. 

Para fazer o mesmo com a sua empresa, você precisa apenas ter uma conta no Google. A propósito, é gratuita e, em seguida, deve se cadastrar no Meu Negócio. Lá, insere todas as informações sobre ela, por exemplo, endereço, telefone, horário de funcionamento e outros dados que tenha. 

E aqui, vai uma dica: quanto mais informações e fotos, mais fácil será para posicionar a empresa entre as primeiras opções. Logo, os clientes baterão à sua porta para solicitar orçamentos.

Google Ads 

Outra forma de usar o Google para ter mais clientes é com os links patrocinados, os chamados Google Ads. É uma estratégia para colocar a sua empresa entre as primeiras colocadas nas buscas. 

Vamos voltar ao exemplo do salão de beleza? Qual frase você usa para buscar no Google? “Salão de Beleza em Ipanema”, por exemplo, se esta for a sua região, certo? Essa frase é o que chamamos de palavras-chave. Ou seja, são termos que têm a ver com o negócio. 

Nos anúncios, a pessoa empreendedora “compra” palavras-chave associadas ao que ela vende. Então, toda vez que alguém buscar por aqueles termos no Google, a empresa ficará entre as primeiras colocadas. 

Uma das vantagens é acompanhar os resultados de cada palavra-chave comprada, de tal forma a eliminar aquelas que não dão retorno. E, como a compra funciona como leilões, dá para pagar mais pela mesma palavra do concorrente para ter o seu negócio a frente.  

 Adsense

O Adsense é a forma de monetização de um site. Como assim? Já entrou em algum blog ou site e, lá do lado, viu um monte de anúncios do Google? Aquilo são os adsenses. Sempre que o visitante clica nos anúncios, o administrador do site ganha centavos por clique. 

Por outro  lado, a empresa anunciante ganha por exibição da sua marca. O ideal é que você busque sites ou blogs que tenham a ver com o seu produto, no intuito de alcançar um público segmentado.   

Remarketing

Com certeza, você já deve ter ouvido alguém falar que o Google “espiona” as páginas que pesquisamos pela internet. Principalmente quando pesquisamos por um produto em uma loja virtual, por exemplo. 

A partir daí, aquele produto, ainda que de marcas ou lojas diferentes, sempre aparece em anúncios de sites parceiros. Isso se chama remarketing. E sabe por que ele existe? Porque, nem sempre, a pessoa adquire um produto na primeira pesquisa. 

Daí, o remarketing vem como o mantra do “compre Batom” para convencer o cliente de que precisa concretizar sua compra.   

Criação de conteúdo 

Além de pagar pelas palavras-chave, outra maneira de usar o Google para ter mais clientes é por meio da pesquisa orgânica. Isto é, as pesquisas espontâneas pelo buscador. Mas, para que a sua empresa continue aparecendo lá em cima, é preciso trabalhar com a otimização do site, ou SEO. 

Entre os fatores que influenciam no bom posicionamento do site, podemos destacar qualidade do conteúdo, tempo de carregamento, qualidade do servidor e tempo em que os usuários ou usuárias ficam nele. 

É aí que entra o chamado marketing de conteúdo, com o desenvolvimento de publicações de autoridade, usando as palavras e termos certos, além de agregar conhecimento para quem acessa. 

Ainda que seja um trabalho a médio prazo, é de suma importância para ir construindo a autoridade virtual da sua marca no ramo em que atua. 

Então, fácil usar o Google para ter mais clientes para sua loja ou negócio, não é mesmo? O melhor é que a maioria não demanda custos, exceto os anúncios, cujo retorno compensa o investimento. Afinal, na era digital, quem não aparece na internet não é lembrado!

Você pode gostar destes artigos