Blog >

Como cobrar o cliente? Conheça 3 passos básicos

como cobrar o cliente

Nada mais chato do que um cliente que simplesmente não paga na data estipulada. Sendo assim, saber como cobrar o cliente sem medo e sem erro é essencial.

Os processos de cobrança precisam ser muito bem pensados e estruturados para não causar aquele desconforto. Empatia, educação e comunicação são pilares básicos. Se você os tem, a gente ajuda a traçar o restante do caminho!

Afinal, por que tanta gente não sabe como cobrar o cliente?

O fato é que muitos não sabem como cobrar o cliente de forma eficiente. Muitas pessoas assumem que a cobrança pode ser algo rude ou que deve ser algo feito de forma agressiva. Muito pelo contrário, levar a cobrança para o lado pessoal é algo que você nunca deve fazer.

Algo que devemos considerar na hora da cobrança é a quantidade de pessoas que estão com dívidas para pagar. Até 2019, a taxa de endividamento das famílias brasileiras era de 44%, o que representa 63 milhões de pessoas com algum tipo de dívida no mercado. No entanto, a pandemia dobrou isso.

Os seus processos de cobrança devem ser construídos em cima desse valor e a razão é muito simples. Se você compreende essa estatística, conseguirá traçar caminhos mais efetivos para fazer um acordo promissor e o cliente realizar o pagamento da dívida.

como cobrar o cliente
Como cobrar o cliente? / Créditos: GettyImages

3 passos para saber como cobrar o cliente

Saber como cobrar o cliente de forma educada é uma das principais dificuldades de pessoas que prestam serviços. Confira 5 maneiras de cobrar seu cliente usando empatia, educação e comunicação efetiva.

Conheça o código de defesa do consumidor

Cobrar clientes inadimplentes já é um processo bem delicado. E quando você desconhece o Código de Defesa do Consumidor a situação pode se tornar desconfortável. Inicie treinando bem o CDC e conhecendo quais os apontamentos que podem ser feitos para o cliente inadimplente, sem ferir os direitos dele.

Saiba o que é o que não é permitido na hora da cobrança, o melhor tipo de abordagem, horários permitidos para ligações, frequência para envio de comunicados, entre outros fatores.

Monte uma Régua de Cobrança

A Régua de Cobrança ajuda muito na gestão financeira de uma empresa e na descoberta do melhor momento e meio para cobrar clientes inadimplentes. O primeiro modelo notifica o cliente sobre o vencimento da fatura. Em uma estrutura mais básica temos:

  • lembrete de pagamento 5 dias antes do vencimento da fatura;
  • lembrete de pagamento no dia do vencimento da fatura;
  • envio da confirmação do pagamento.

Já na cobrança reativa, as mensagens são enviadas após o vencimento da fatura. Nesse caso, a sua Régua de Cobrança pode ser:

  • lembrete de aviso com 1 dia útil após o vencimento;
  • aviso de atraso após 7 dias do vencimento;
  • aviso de atraso após 15 dias do vencimento;
  • notificação por chamada após 30 dias do vencimento;
  • oferta de renegociação da dívida com 45 dias do vencimento.

Ofereça diversas formas de pagamento

De repente o seu cliente não conseguiu efetuar o pagamento pelo meio que ele combinou na hora da compra. Isso acontece principalmente nas vendas a prazo. 

Por exemplo, em cobranças recorrentes, pode acontecer de o cliente não ter um limite disponível na data. E, em partes, está tudo bem! Você pode entrar em contato com ele e oferecer a melhor solução para aquele momento.

Agora você conhece as 3 principais maneiras de como cobrar o cliente, então confira mais em nosso blog para aprender mais sobre orçamentos, negócios e vendas.

Você pode gostar destes artigos